Racismo, Preconceito, Discriminação e Segregação

RACISMO:
O racismo nasce como uma construção ideológica com pretensões científicas, em torno da idéia de que a humanidade se constitui de “raças” biológicas, as quais estariam em diferentes estágios evolutivos. Tal ideia, tida pelos europeus como fato natural, daria aos mesmos a justificativa para o colonialismo e posteriormente para o imperialismo. Mesmo após a denotação cientifica de que não há raças biológicas, o racismo permanece, calcado na ideia de que fatos fenotipícos (de aparência) influenciam em diferenças mentais, morais e culturais.

PRECONCEITO:
Trata-se de um juízo ou opinião sobre alguém, algum grupo, ou algo, independentemente de experiências negativas anteriores vividas por quem porta o preconceito. Um sentimento em estado latente nutrido por qualquer um de nós, pois estamos todos condicionados culturalmente a portar algum tipo de preconceito. Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa (Op. cit.: 1383) “preconceito: (pré + conceito) 1. conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2. Opinião ou sentimento desfavorável, concebido desfavoravelmente ou independente de experiência ou razão. 3. Sociol.- Atividade emocionalmente condicionada baseada em crença, opinião ou generalização, com indivíduos ou grupos.”

DISCRIMINAÇÃO:
É a deliberação consciente de marcar a pretensa inferioridade dos negros, ou seja, é a instrumentalização do preconceito, que pode manifestar-se contra indivíduos do grupo, ou contra o grupo como um todo. Para Moore (Dicionário de Ciências Sociais, op. cit.:361): “No sentido contemporâneo mais comum, tanto na linguagem corrente quanto nas ciências sociais, denota o tratamento desfavorável dado arbitrariamente a certas categorias de pessoas. Nesse caso, refere-se a um processo ou forma de controle social, que serve para manter a distância social entre duas ou mais categorias ou grupos, através de um conjunto de práticas mais ou menos institucionalizadas e racionalizadas”. Estas praticas acarretam na distribuição arbitrária de traços de inferioridade, baseado em razões que pouco tem a ver com o comportamento real das pessoas que são objetos de discriminação. A discriminação é o ato do preconceito.

SEGREGAÇÃO:
Fora da definição de “separar”, segregar traz a noção de “isolar”, não somente no aspecto físico e geográfico, mas também isolar do acesso aos bens sociais e econômicos (da Silva, p.33), sem implicar, necessariamente, separação física no espaço público ou privado. Pode-se isolar determinados grupos para funções socialmente subalternas. (RELAÇÕES INTERÉTNICAS E SOCIAIS NO MODELO POLICIAL/ACADEPOL/SC).